Estudos

A Zetta acredita que para pensar o futuro dos serviços financeiros e tomar decisões bem fundamentadas é preciso ter dados e análises. Por isso, produzimos e publicamos estudos exclusivos, que disponibilizamos aqui.

Estudos Publicados:


Panorama Zetta: O futuro construído pela Zetta

Baixar PDF – Português (desktop, mobile)

Comemorando o primeiro ano de atuação da associação, o Panorama Zetta visa apresentar o impacto econômico e social gerado pelas empresas associadas à Zetta em 2021. Em seu conteúdo, a publicação recupera a história da associação, aborda a importância dos serviços financeiros digitais para o mercado brasileiro e lança dados inéditos das empresas que compõem a Zetta.


Resumo da discussão acadêmica sobre a tarifa de intercâmbio

Baixar PDF

Dando continuidade à missão da Zetta de promover competitividade, inovação e inclusão no setor financeiro por meio da tecnologia, compartilhamos este material sobre tarifa de intercâmbio. Trata-se de um resumo da discussão acadêmica sobre o tema, elaborado pelo pesquisador parceiro da Zetta, Rafael Bruce, do Insper.
Raphael Bruce é pesquisador da área de microeconometria aplicada filiado ao Insper. É Doutor em Economia pela USP, com passagens pelas universidades de Harvard e Stanford. Obteve menção-honrosa no Prêmio Haralambos Simeonidis de melhor tese de doutorado publicada por um brasileiro em 2020.


O papel social e a imagem das fintechs

Baixar PDF

A pesquisa teve como objetivo investigar como é a percepção dos brasileiros acerca dos bancos, levantando informações sobre como consomem seus serviços e, principalmente, como se relacionam com essas instituições, sejam elas digitais e/ou tradicionais. Também buscou-se compreender as necessidades das pessoas bancarizadas, levantando oportunidades para a melhoria da prestação de serviços financeiros.


A revolução dos entrantes: competitividade e inclusão financeira

Baixar PDF – Português (desktop, mobile, Inglês (desktop)

Em nosso terceiro estudo, “A revolução dos entrantes: competitividade e inclusão financeira”, abordamos o modelo de negócios das fintechs e como estas empresas estão contribuindo para ampliar o acesso aos produtos e serviços financeiros, em especial aos cartões de crédito.
O estudo é baseado nas Pesquisas de Orçamentos Familiares (POFs) dos anos de 2008-2009 e 2017-2018 do IBGE e traz recortes por renda, gênero e raça, entre outros fatores, contextualiza o ambiente regulatório e aponta as perspectivas sobre a acessibilidade aos serviços financeiros, levando em consideração a crescente transformação digital do setor.


A transformação do Pix para os pagamentos brasileiros

Baixar PDF – Português (desktop, mobile), Inglês (desktop, mobile)

O nosso segundo estudo, “A transformação do Pix para os pagamentos brasileiros”, mostra como a sociedade tem utilizado o Pix, método de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Com base em uma pesquisa exclusiva encomendada pela Zetta ao Datafolha, o estudo apresenta as fortalezas do Pix e as oportunidades que ainda estão por vir, assim como o perfil de usuários e não usuários do Pix, e esclarece: quem são os brasileiros que fazem uso do Pix e o por quê. Na outra ponta, por que parte da população ainda não o utiliza e qual o perfil dessas pessoas? São essas e outras perguntas que nós, da Zetta, procuramos responder neste estudo.


O papel da tecnologia na recuperação econômica

Baixar PDF

A tecnologia tem sido fundamental no processo de recuperação econômica, por ter modernizado processos, reduzido custos, além de ter democratizado o acesso à informação e a serviços. Inovações como as contas digitais, Pix e o incremento do comércio eletrônico são apenas algumas demonstrações de como a tecnologia tem auxiliado na retomada da economia, uma vez que eliminam fricções e tornam muitos processos mais ágeis. A Zetta produziu um estudo que visa mostrar como as empresas de tecnologia, que participaram desta pesquisa, auxiliaram ativamente nesse processo de retomada econômica.


Pesquisas realizadas: